Serviço



MARKETING MULTINÍNEL

O marketing multinível (MMN) ou marketing de rede é um modelo de vendas em que um revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores. Assim, os ganhos podem vir de vendas diretas ou recrutamento de novos vendedores.


O que é e como funciona o marketing multinível?

O marketing multinível ou marketing de rede é um modelo de vendas em que um revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores.

Trata-se, também, de uma modalidade de venda direta, que se baseia no contato pessoal entre vendedores e clientes para comercializar produtos e serviços – Mary Kay é um exemplo clássico de empresa que opera nesses moldes.

Esse modelo foi criado na década de 1940, nos EUA, por Carl Rhenborg. O marketing multinível foi e é uma evolução das tradicionais vendas diretas unilevel, que se trata do ganho individual de comissões.

O multinível veio, assim, para incentivar os revendedores, além de vender, a atrair novos distribuidores para uma empresa.

É como uma oportunidade de uma promoção, em que o vendedor passa a se tornar um líder ou um gerente de vendas, e amplia os seus ganhos.